Florestal Coletas

Empresa

A Florestal Coletas é uma empresa especializada na captação, transporte e destinação correta de resíduos sólidos gerados por serviços de atendimento à saúde humana ou veterinária, da administração pública ou esfera privada.

Os serviços são todos desenvolvidos de acordo com os procedimentos mais atuais estabelecidos pelos órgãos de vigilância sanitária dos Municípios, dos Estados e do Governo Federal, e segundo toda a Legislação em vigor.

As tecnologias utilizadas são as mais modernas disponíveis no mercado, oferecendo excelente padrão de logística desde o momento da captação até o descarte seguro, e descontaminação de todo o material de apoio utilizado.

Todos os equipamentos e veículos envolvidos no processo são adaptados para este tipo especial de trabalho, não oferecendo riscos para aqueles que tenham contato com os mesmos, sejam funcionários ou pessoas comuns.

E a equipe de profissionais é especializada e devidamente capacitada para as atividades, além de atuar portando todos os Equipamentos de Proteção Individuais — EPIs adequados para o contato com materiais contaminados.

As operações são planejadas e supervisionadas por dois engenheiros civis e um químico industrial, de acordo com as mais rígidas especificações de saúde pública, preservação do meio ambiente e segurança do trabalhador.

Serviço

O serviço prestado pela Florestal Coletas abrange a captação adequada, o transporte seguro e a destinação correta dos resíduos enquadrados em resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — Anvisa.

São todos materiais sólidos ou líquidos com a possível presença de agentes biológicos os mais diversos que, por suas características, podem apresentar riscos de contaminação ou infecção para os seres vivos e o meio ambiente.

Eles só podem deixar os locais em que são gerados acondicionados em recipientes devidamente lacrados, sendo transportados em compartimentos hermeticamente fechados e eliminados em sistema de incineração.

Conhecidos como “lixo hospitalar”, são muito mais que isto, uma vez que são gerados também nos Postos de Saúde, clínicas médicas, laboratórios de exames, consultórios de odontologia, farmácias, veterinárias, pet shops etc.

Tendo classificação rígida do Ministério da Saúde, vão dos mais simples, como chumaços de algodão usados na higienização da pele antes de se aplicar injeção, até os mais complexos, como partes do organismo humano.

Alguns outros exemplos: seringas descartáveis, curativos usados, luvas e máscaras protetoras, linhas de suturas, culturas usadas em exames — como fezes, urina, sangue e biópsias —, resíduos de tumores e mais, muito mais.

Processo

O serviço prestado pela Florestal Coletas, obedecendo a todas as normas em vigor baixadas pelos órgãos de vigilância sanitária e de proteção ao meio ambiente, em linhas gerais, pode ser assim descrito resumidamente:

  • Entrega de sacos plásticos apropriados para a coleta do material a ser descartado, que são acondicionados no interior dos contêineres;
  • Sistema especial de lacre destes sacos assim que se alcança o volume máximo da capacidade de armazenamento dos mesmos;
  • Recolhimento periódico dos sacos cheios e lacrados, com manuseio executado por pessoal devidamente capacitado para este trabalho;
  • Coletores portam todos os Equipamentos de Proteção Individual — EPI necessários: uniformes, botas, avental, luvas, touca, óculos e máscara;
  • Transporte seguro de todos os volumes recolhidos, em veículo dotado de carroceria baú que dispõe de sistema de fechamento hermético;
  • Acompanhamento do processo de descarte, desenvolvido em forno de incineração também devidamente licenciado e fiscalizado;
  • Lavagem e desinfecção diária de todos os veículos, equipamentos, EPIs e materiais de apoio usados do início ao fim de cada processo.